CANINDÉ VAI GANHAR UNIDADE DO SAMU

Na terça-feira, 12/3, o diretor do SAMU 192 Ceará, Dr. Alcy Pinheiro, esteve em Canindé conhecendo o local onde será instalada uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte (SECEDECIST), Carlos Alberto Moreira Martins, a unidade do SAMU em Canindé ficará na sede da Guarda municipal, onde também já funciona o GSU. “É uma conquista importante para nossa cidade na área da saúde. Juntamente com o prefeito Celso Crisóstomo, estamos dando nosso apoio, em parceria com a Secretaria de Saúde”, informa Carlos Alberto.
 
A secretária municipal de Saúde, Drª. Aline Macedo Oliveira Grangeiro, explica que a instalação de uma unidade do SAMU em Canindé é um benefício muito importante, haja vista o leque de ações que o serviço vai oferecer à população. “Estamos contentes com essa notícia, e por isso estamos oferecendo todo o nosso apoio, pois o SAMU é um serviço gratuito e um grande benefício para o cidadão”, afirmou a secretária.
 
O SAMU em Canindé contará com uma ambulância de suporte avançado e uma ambulância de suporte médio. Para formar a equipe, haverá uma seleção através de provas escrita e prática, onde o bom desempenho será um item importante. O SAMU exige motorista com categoria “D” e curso na área da saúde. Segundo Dr. Alcy Pinheiro, até o mês de maio a unidade do SAMU deverá ser instalada em Canindé.
O QUE É O SAMU 192
Serviço público e gratuito, 24h, que acolhe o cidadão acometido de situação de urgência clínica, traumática, obstétrica, cirúrgica ou psiquiátrica, e que, após uma avaliação médica qualificada (regulação), classifica o risco da ocorrência e envia o recurso adequado disponível, prestando o melhor atendimento no local e fazendo o transporte a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao SUS, quando necessário.
QUANDO CHAMAR O SAMU
♦ Transferência inter-hospitalar de doentes críticos estáveis
♦ Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto
♦ Acidentes com produtos perigosos
♦ Situações de intoxicação exógena
♦ Problemas cardiorespiratórios
♦ Acidentes/trauma com vítimas
♦ Ocorrência de maus-tratos
♦ Situações de choque elétrico
♦ Queimaduras graves
♦ Tentativa de suicídio
♦ Crises hipertensivas
♦ Afogamentos
 
Fonte.: Blog da guarda.

2 comentários:

  1. ANA MAGNA ENFERMEIRA16 de março de 2013 às 05:01

    O SAMU É UM PROJETO DO EX PREFEITO CLAUDIO VARIAS REUNIÃO NO ANO PASSADO FORAM FEITAS EM FORTALEZA COM O OBJETIVO DE TRAZER ESSA unidade para caninde e nessas reuniões ficou definida que o projeto seria estalado AQUI. FAZER O QUER SAIU NA NOVA ADMINISTRAÇÃO CELSO ATÈ AGORA VEM PEGANDO CARONA

    ResponderExcluir
  2. O projeto seria INSTALADO.

    ResponderExcluir

Copyright © Modelo Teste | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top