Pessoa com deficiência tem dia municipal em Canindé

Numa iniciativa pioneira, este município sanciona lei voltada diretamente para as pessoas especiais

Ônibus escolar da cidade já está equipado para o transporte de estudantes que usam cadeiras de roda. A meta é ampliar a acessibilidade fotos: antonio carlos alves.


Canindé Este Município é pioneiro na criação do Dia Municipal em Defesa das Pessoas com Deficiência. O Projeto de Lei 002/2013, de 14 de fevereiro último, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Pedro Mirialdo Marques Uchôa, já foi sancionado pelo prefeito Celso Crisóstomo, através da Lei 2.206, de 4 de março último. COm isto, fica instituído o dia 9 de março, como a data em homenagem à pessoa portadora de deficiência.

Para o vereador Pedro Mirialdo, comemorar a data significa gerar conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no município. "Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IGBE), existem em Canindé 19.671 pessoas portadoras de algum tipo de deficiência´´, aponta o parlamentar.


O prefeito Celso Crisóstomo lembrou que foi criada uma Coordenadoria Municipal para tratar das pessoas com deficiência na Secretaria de Ação Social. O objetivo é buscar mecanismos capazes de atender às demandas deste segmento social.

"Estas propostas de políticas públicas têm contribuído para tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da comunidade de portadores de deficiência que deve estabelecer estratégias para manter o tema em evidência´´, declarou o prefeito.


Já a secretária municipal de Ação Social, Maria Hidelvanice Soares Sampaio, disse que o prefeito Celso demonstra um firme compromisso político com a plena cidadania destas pessoas. "Como governo, devemos dar condições às pessoas para vencer as diversas barreiras, seja ela física, social, entre outras, e garantir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas", afirma ela.


A Coordenadoria dar condições de articulação intersetorial nas instâncias de governo, bem como da sociedade, para que se possa garantir o conjunto de políticas publicas de acesso à escola, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. O órgão também tem como meta fazer um mapeamento e diagnóstico no município para identificar as pessoas com deficiência e conhecer o que impede seu desenvolvimento e autonomia.


Por exemplo, saber quais as dificuldades que impede de acessar e permanecer na escola; de se qualificar profissionalmente; de ter autonomia. "É um grande desafio, que deve ser abraçado por governo e sociedade", afirma a secretária, considerando ser necessário criar uma nova mentalidade para vencer os preconceitos sociais.


"Infelizmente, quem impõe os limites para as pessoas com deficiência é a sociedade. Vale destacar que a extrema pobreza agrava as condições de deficiência e, desse modo, enquanto Secretaria da Assistência Social, estamos desenvolvendo planos em conformidade com a política do Governo Federal para superação da miséria e garantir o atendimento das pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social de modo a lhes garantir uma vida melhor com dignidade´´, defende Vanusa.


A assistente social do Gabinete do Governador, Isabel Pontes, afirma que Canindé o primeiro município cearense a criar a referida lei em defesa da pessoa com necessidades especiais, bem como a primeira cidade a sediar o Ceará Acessível - Núcleo de Informação e Orientação para pessoas com Deficiência.


"Serão 15 municípios que estarão, ainda neste mês de março, em Canindé para a escolha de interlocutores para discussões junto aos Governos Federal, Estadual e Municipal. Essa iniciativa de gestão pública e sociedade juntas fortalece grandes avanços para essa classe. Tenho certeza que Canindé será espelho para outras cidades´´, enfatizou Isabel Pontes.


Segundo ela, é um pacto federativo entre União, Estado e Município que avança na defesa das pessoas com deficiência. "Isto de modo que seja igualitária, porque essas pessoas precisam de atenção especial´´, concluiu.


A presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Canindé, Raimunda Moura, não conteve as lágrimas ao ver seu sonho realizado. "Estou muito feliz hoje e, se Deus quiser, iremos conquistar nosso espaço cada vez mais junto da sociedade civil organizada´´, finalizou.


Benefícios

"Minha luta será voltada para cumprir todas as leis. Chegou a hora de darmos um basta a toda essa discriminação social"

CELSO CRISÓSTOMO
Prefeito de Canindé

"Estamos dando um grande passo em defesa de nossa classe. O apoio das instituições só engrandece a nossa luta"

RAIMUNDA MOURA
Pres. da Associação dos Deficientes

"Nosso grande objetivo é colocar no mercado de trabalho essas pessoas que lutam por um espaço junto à sociedade"

PEDRO MIRIALDO UCHÔA
Presidente da Câmara de Vereadores

"Com essa lei acho que as coisas irão melhorar para os deficientes, porque somos discriminados pela sociedade em Canindé"

ANTONIO PINTO
Vaqueiro



Mais informações

Câmara Municipal de Canindé

Largo Francisco Xavier de Medeiros, S/N
Telefone: (85) 3343.5010




ANTÔNIO CARLOS ALVES

COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste - Regional



Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias

4 comentários:

  1. ESTE ÔNIBUS TODO EQUIPADO PARA TRANSPORTAR CADEIRANTE FOI PROJETO DO EX PREFEITO CLAUDIO PESSOA

    ResponderExcluir
  2. CIDADE DO ATRASO, PESSOAL ESTES ONIBUS JA ESTAO E VELHOS, O DIREITO DO CADEIANTE E DO ACOMPANHANTE E CONSTITUCIONAL, NAO EXISTE NADA DE NOVO SO QUE NO CANINDE EM FUNÇAO DO ATRASO E DAS BRIGAS AS COISAS NAO ANDAN, E PIOR A POPULAÇAO QUE E CARENTE DE INFORMAÇAO E AO MESMO TEMPO ALIENADA COM O COMERCIO RELIGIOSO, ACHA QUE TER UM ONIBUS ADAPTADO E GRANDE COISA, E PIOR AINDA APARECE O PAI DA CRIANÇA(POLITICO) AI AI QTO ATRASO.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe me dizer se as repartições publicas funcionarão nos dias 18 e 19 de março? Estou doente e não foi possivel ir trabalhar hoje, por isso não estou sabendo nada. Obg

    ResponderExcluir
  4. Caro Carlos, obtivemos informações da Sec. da administração que o expediente do dia 18 de março será normal, sendo que o dia 19 de março é feriado Estadual em alusão ao dia de Sao José.

    ResponderExcluir

Copyright © Modelo Teste | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top